top of page

Exposição A História da Literatura de Cordel Paraense

Exposição A História da Literatura de Cordel Paraense

Contendo trabalhos de  13 cordelistas paraenses convidados, a mostra “A História da Literatura de Cordel Paraense” foi  aberta à visitação pública na Casa de Cultura de Canaã de Carajás, no dia 19.06 e permanecerá aberta à visitação pública até 31 de julho de 2018. 

A mostra irá difundir e divulgar a literatura de cordel paraense, que vem novamente conquistando espaço na mídia e nas bancas de revistas, livrarias dos grandes centros, tendo participado ativamente nos últimos anos da Feira Pana-Amazônica do livro que acontece anualmente na capital do Estado, atraindo a atenção de pesquisadores, estudantes de letras e público em geral,  por sua importância na história da Poesia Popular brasileira.

O público será  apresentado de uma forma didática e ao mesmo tempo lúdica, à  historia da literatura de cordel produzida no Pará, como também aos nossos  cordelistas. 

Será também prestada uma homenageado ao nosso grande historiador Vicente Salles, notório paraense, que contribuiu  imensamente para a  divulgação e difusão da  cultura popular do Pará. 

Um varal contendo revistinhas de cordel de autores paraenses será montado no espaço, sendo o manuseio e a leitura dos mesmos disponibilizado ao público visitante

Uma oficina temática será também ofertada ao publico interessado, durante o periodo da exposição.

Cordelistas convidados

Adão Almeida,  Arodinei Gaia,  Claudio Cardoso,  Ducarmo Souza,  Francisco Mendes,  Hugo Caetano,  Jaddson Luiz, João de Castro, Juraci Siqueira,  Lusa Silva,  Apolo de Caratateua,  Socorro Rebouças, Ubiraci Conceiçao.

 

A mostra  é uma realizaçao da Casa de Cultura de Canaã de Carajas e  tem o patrocínio da  Vale, através da Lei Rouanet.

Curadoria: Claudio Cardoso e Fatinha Silva

Coordenação e Produção: Namazônia

bottom of page