Çairé 2023: Vila de Alter do Chão se prepara para os 50 anos da festa
Barracão para o Rito Tradicional já está montado. Agremiações preparam as apresentações
A Vila de Alter do Chão em Santarém receberá nesse mês, as cores, a beleza e os ritmos de mais uma edição do Çairé. A tradicional festa amazônica da região do Tapajós, que celebra 50 anos de retomada em 2023, traz como tema “ Tradição e Arte em Alter”. A programação acontece de 14 a 18 de setembro, com a realização do disputado Festival do Botos nos dias 15 e 16.
“Muitos turistas já aguardam pelo Çairé. Vai ser uma festa linda e com muitas apresentações culturais. Esperamos mais uma vez a participação da população da nossa cidade e dos turistas que vamos receber nesse período”, enfatizou o titular da Secretaria de Cultura de Santarém, Luis Alberto Pixica.
Apresentação dos Botos – Neste ano, novamente, as apresentações dos botos serão em dias diferentes. Na noite de sexta-feira (15), o Boto Tucuxi vai defender o tema: ‘Yandê, o Çairé’. “O Çairé sempre foi feito por nós. Yandê em Borari significa “Nós”. Então, vamos levar para o Lago dos Botos os indígenas boraris, os ancestrais, a aldeia, a nossa tradição. São as mãos da coletividade, que juntas mostram que sempre será: “Nós, o Çairé! Yandê, o Çairé”, enfatizou o presidente da agremiação, Toninho Araújo.
Já na noite de sábado (16), será a vez do Boto Cor de Rosa, com a apresentação do tema “A Grande Festa”, em comemoração à retomada do Çairé, que em 2023 completa 50 anos. “Vamos levar muita alegria e mostrar ao público a importância de se manter nossa cultura. São 50 anos que a festa do Çairé foi retomada e a cada ano que passa recebemos mais visitantes que se apaixonam pela nossa história. É uma justa homenagem aos nossos antepassados”, destacou o presidente da agremiação Miguel Wanghan.
Durante todo o período da festividade (14 a 18 de setembro) haverá uma extensa programação cultural na Vila que contará com a participação de artistas regionais e cantores de renome nacional. A programação completa poder ser conferida no banner abaixo:
Pela sua importância para a comunidade santarena e para os povos Borari, o evento, será transmitido pela TV Cultura do Pará para todo o estado do Pará e neste ano está recebendo, através da chancela da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o patrocínio master do Instituto Cultural Vale e da Equatorial Energia. Já sob os benefícios da Lei Semear do Governo do Pará, contará, nesse ano com o patrocínio das empresas de telefonia Vivo e a cervejaria Devassa, além da parceria do Banpará e do Guaraná Tuchaua.
Novidade - A festa do Çairé 2023, conta com uma chamada aberta dirigida aos fotógrafos da região do Tapajós, uma iniciativa da Associação Namazônia, que é um convite para envio de imagens dentro da temática “Çairé Festividade Tapajônica”. O resultado será exibido em formato de projeções no telão montado na Praça 7 de Setembro, durante todo o período da festividade. A chamada concederá também três menções honrosas. “Vamos descobrir os talentos de nossa região, também estimular a criação, produção, fortalecimento e difusão da fotografia produzida na Região do Tapajós”, afirmou a gestora, produtora cultural e fotógrafa Fatinha Silva. Convidado para a curadoria o renomado fotógrafo paraense Guy Veloso, que dividirá a curadoria com Ceci Bandeira.
Além da chamada, também serão ofertadas oficinas formativas aos interessados locais, em período ainda a ser definido.
Histórico da festa - O Sairé, atualmente grafado “Çairé” por questões culturais, é a mais antiga manifestação de cultura popular da Amazônia. Acontece há mais de 300 anos na Vila de Alter do Chão, na cidade de Santarém (PA), mantendo-se fiel a sua essência e ao seu simbolismo. A origem da festa remete às missões evangelizadoras feitas por padres Jesuítas, aos índios da Amazônia. Foi interrompido durante alguns anos e neste ano completa 50 anos da retomada.
O símbolo da festa é representado por um semicírculo de cipó torcido, envolvido por algodão, flores e fitas coloridas. No centro do semicírculo encontram-se três cruzes e, acima desse, outra cruz. Durante todo o período da festa, esse estandarte permanece fincado na areia da principal praia de Alter do Chão, certamente repetindo o que os índios faziam para saudar os portugueses.
O “Çairé” ocorre sempre no mês de setembro. Em 2023, será realizado de 14 a 18 de setembro. No sábado, dia 09/09, os comunitários farão a busca dos mastros em praias/matas próximas à Vila, promovendo uma belíssima romaria fluvial. Durante o dia são realizados rituais tradicionais e no início da noite acontecem outras cerimônias, baseadas em ladainhas e cantorias.
Festival dos Botos – Há mais de três décadas foi criado o “Festival dos Botos”, que se vinculou à Festa do Çairé com o propósito de aumentar a visibilidade do evento, atrair a atenção dos jovens, e assim, propiciar a continuidade da tradição. O festival promove um confronto entre os Botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, numa disputa folclórica nos moldes de “ópera popular”, fomentando a cultura e o turismo. Os eventos movimentam a economia criativa local. No mês de setembro, giram em torno de R$23 milhões.
Serviço:
Çairé Festividade Tapajônica
Período: 14 a 18 de setembro de 2023
Local: Vila de Alter do Chão (Santarém, Pará)
Contato: Jornalista Alailson Muniz - Prefeitura Municipal de Santarém (PMS)
(93) 99145-7872