A III Festa Literária Internacional do Xingu, propõe-se como um grande evento de caráter prioritariamente literário, com desdobramentos artístico-cultural e socioambiental, tendo como temática sugerida para essa terceira edição: Amazônia Literária: A poética dos povos tradicionais e indígenas.
O evento será realizado no período de 03 a 05 de novembro de 2021, na cidade de Altamira, Pará, sendo apoiada por instituições públicas e privadas do município e região Transxingu1, além de instituições de âmbito estadual e federal.
Assim, o evento terá uma programação diversificada e multiartística de atividades literárias e acesso às novas produções literárias da Amazônia Paraense, bem como a produção literária de autores da cenário nacional e internacional. No evento haverá debates, lançamentos de obras, venda de livros, exposições, atividades lúdicas diversas, além de outras ações voltadas a literatura, com interações artístico-cultural e socioambiental com autores, pesquisadores e artistas de diversos segmentos de âmbito local, nacional e internacional.
Nesta terceira edição, a FLIX dará destaque às obras voltadas para a poética dos povos tradicionais e indígenas da Amazônia paraense e, nesse sentido, a proposta tem como eixos norteadores a diversidade étnica e sociocultural desses povos e a valorização das obras artísticas e literárias produzidas por suas identidades representativas ou por outros sujeitos que tratam dessa temática, cuja produção artística e literária reflete as expressões e as identidades dos povos tradicionais e indígenas possibilitando a interrelação com a diversidade cultural brasileira e mundial.
O homenageado especial dessa 3ª. edição será o escritor austríaco, naturalizado brasileiro, membro da Academia Altamirense de Letras, Dom Erwin Krautler, bispo emérito da Prelazia do Xingu, reconhecido nacional e internacionalmente por sua trajetória de luta em defesa dos povos indígenas do Xingu, bem como de suas populações tradicionais.