Cirandas das Artes leva cultura às escolas públicas de Santarém
O Projeto Ciranda das Artes foi realizado no período de janeiro a dezembro de 2019, sendo viabilizado via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Atacadão.
O projeto consistiu em realizar na cidade de Santarém, Pará, ações envolvendo artes cênicas, artes circenses, artes visuais e música, com ofertas gratuitas de oficinas nos diversos segmentos artísticos, sendo: Teatro, Iniciação à fotografia, Dança regional e de rua, Audiovisual, Malabares, Perna de pau, confecção de instrumentos de percussão, DJ, rádio na escola, Animação de Desenhos Percussão, Vídeos para internet, cujos participantes foram alunos da rede pública de ensino, sendo realizada culminância das ações, com apresentação de resultados das oficinas ofertadas, contribuindo dessa forma com o processo de inclusão social e do exercício dos valores de cidadania, por meio das práticas artístico-culturais em torno do ensino/aprendizado e da capacitação de professores e alunos da rede pública de ensino e público em geral. Gerou emprego e renda para o município de Santarém.
O projeto contou com as parcerias: Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA
O Ministério da Cidadania e Namazônia, contando com o patrocínio de ATACADÃO através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, deu início no mês de abril ao projeto Ciranda das Artes., direcionado aos alunos das escolas públicas de Santarém, Pará. O projeto irá realizar ações integradas visando o desenvolvimento de atividades nas áreas da cultura, cidadania e meio ambiente através da promoção de ações em bairros populares da cidade de Santarém.
Contando com a parceria da Prefeitura Municipal de Santarém através das Secretarias Municipais de Cultura e Educação e também da UFOPA, o projeto ofertará gratuitamente, oficinas em diversos segmentos culturais, tais como: artes circenses, danças regionais e urbanas, fotografia, audiovisual, desenho, DJ, teatro, pintura, cerâmica tapajônica, e pretende também atender às demandas que forem detectadas junto ao público a ser agraciado pelo projeto.
O projeto criará ainda espaços de contato e interação de crianças e adolescentes e suas famílias com novas formas de expressão e comunicação através da arte e da cultura, por meio de atividades de criação, produção e iniciação à profissionalização no campo da arte-educação.
O Ciranda das Artes vem para contribuir na ampliação a dimensão sócio-educativa da instrução escolar de adolescentes e jovens por meio da arte e da cultura, dando aos mesmos habilidades de linguagens artísticas capazes de facilitar o desenvolvimento global como cidadãos intérpretes da sua própria cultura.
Os levantamentos e a definição dos bairros e escolas a serem atendidos já foram realizados pela coordenação do Projeto, através de visitas técnicas às escolas locais, com o importante apoio da Secretaria Municipal Municipal de Educação. Na ocasião, as ações previstas no projeto foram apresentadas à direção e coordenação pedagagócia das instituições de ensino, sendo as mesmas orientadas a identificar a demanda junto aos alunos, de modo que as oficinas a serem ofertadas atendessem a esse público.
As oficinas se prolongarão durante todo o segundo semestre, quando prevemos atender em torno de 15 escolas púbicas, ofertando um total estimado em 30 oficinas.
Escolas visitadas pelo projeto:
Escolas Municipais: César Simões Ramalheiro; João Bianor Mota Freitas, João Batista Mielo, Pe.João Felipe Bettendorff; Prof. Aldo Ferreira Campos; Dom Lino Vombommel, Eiláh Gentil, Brigadeiro Haroldo Veloso, Escola Borari, Princesa Isabel, Joaquim Cavalcante Maia, São Francisco de Assis, Princesa Isabel, Escola Sagrado Coraçao de Jesus, Escola Estadual Aluisio Martins.
Serão realizadas também em parceria com a UFOPA, oficina de audiovisual e oficina de fotografia artesanal, durante o mês de setembro.
REALIZAÇÃO
NAMAZÔNIA
SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA
MINISTÉRIO DA CIDADANIA
GOVERNO FEDERAL/ PÁTRIA AMADA BRASIL
PATROCÍNIO
ATACADÃO
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA
PARCERIAS;
PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTAREM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇAO
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA
UNIVERSIDADE FEDERAL OESTE DO PARÁ-UFOPA
Mais informações
Fatinha Silva - Coordenadora do projeto
91.99116-4988 - namazonia.org@gmail.com