top of page
444.jpg

O Projeto Semana de Arte e Muralismo, uma realização concretizada mediante parceria entre Azimute, Namazônia e Fundação Cultural do Pará; vem para provocar uma reflexão rica e promotora de debates relacionados à sociedade e à transformação urbana. As temáticas a serem abordadas estarão correlacionadas com os benefícios da transformação social gerada pelas intervenções e ativações culturais da sociedade, envolvendo criações artísticas nos segmentos Artes Visuais, Moda e Design, Música e Audiovisual.

 

Atividades que comporão a programação:

 

Arte urbana: A intervenção se dará em fachadas da Fundação Cultural do Pará, de forma a atrair o olhar do público para as atividades desenvolvidas pela Instituição. Foram a convidados 15 artistas especializados em arte urbana que criarão os trabalhos que serão grafitados nos murais e empenas da Instituição, curadoria sob a responsabilidade da Azimute.

 

Exposição de artes visuais

 Produção e abertura de mostra expositiva, composta por trabalhos de aproximadamente 12 artistas paraenses atuantes nas áreas de fotografia, colagem, artes gráficas, a ser aberta ao público na Galeria Benedito Nunes, durante o mês de março.

 

Feira Criativa

Tem como objetivo fortalecer e dar visibilidade para iniciativas locais potencializando e conectando empreendedores.  Na Praça do Povo, cerca de 50 empreendedores culturais estarão apresentando seus trabalhos.  

 

Programação musical

Apresentações musicais serão realizadas nos três últimos dias da Semana de Arte e Muralismo, valorizando nossos talentos. Artistas do cenário paraense foram convidados pela curadoria a participar e compor uma programação inclusiva e atrativa para todas as faixas etárias.

A Semana de Arte e Muralismo, com sua programação diversificada e atrativa, contará com expressivo público, prestigiando o evento.

Audiovisual

Programação temática será realizada no Cine Líbero Luxardo, iniciando-se no início de cada noite.

Frágil, fugazes e maleáveis - tal como líquidos. É assim que Bauman define a nova modernidade, ou o mundo em que vivemos, em que relações interpessoais e de produção são efêmeras, em contraponto com a “Modernidade Sólida”, onde a busca pela solidificação era mais imperativo. Mas.. será?

A liquidez da expressão artística é questionável em inúmeras redes sociais, espaço onde, por exemplo, um vídeo postado perde a “validade” em poucos dias, um prato cheio para críticos e pesquisadores de comunicação social e psicologia - inclusive, para seguidores de Bauman. O que menos se observa é, de fato, o que fica em cada um de nós, arquivado em nossos HDs mentais, que vira e mexe servem de reflexão - tal como esse texto.

 

Talvez você se lembre da última exposição que foi, talvez não. Talvez você se pergunte quando terá tempo novamente para consumir algum tipo de arte, sem nem mesmo perceber que já está consumindo-a diariamente, no seu trajeto para casa ou trabalho. A Arte Urbana tem seus primeiros indícios nos Estados Unidos, na década de 70, onde artistas estampam, desde então, a criatividade de suas mentes e conhecimentos (de qualquer tipo) pelas ruas, fugindo dos espaços destinados à isto (como teatros e cinemas), por meio de grafites, stencil e poemas.

Quando você olha, você já consome uma arte. Por mais que, da janela do ônibus, do carro ou em uma parada esperando o sinal abrir, você olhe aquilo por poucos segundos… temos a certeza de que a efemeridade líquida daquele instante pode ser uma semente plantada. E onde tiver arte, lá estaremos.

     Conheça @s artistas que estão na Semana de Arte e Muralismo!

222.jpg

                                         

Bárbara Savannah, pintora e artista visual, foi componente do coletivo Vênus com o qual ganhou o prêmio Branco de Melo em 2019 com a exposição Mãe do Corpo. Desde 2018 atua com muralismo e artes visuais através da pintura, objetos, videoarte e colagens digital. Sua temática é acaso e resultado de sua trajetória de vida iniciada no Marajó onde morou e estudou até os dezessete anos, na cidade de Curralinho- PA. Moradora do Bairro do Jurunas - Belém, fez um recorte desse percurso em agosto de 2021 na galeria Izabel Aquino - Guetohub, também situado no Jurunas.

Caio Aguiar, conhecido artisticamente como Bonikta, é artista autodidata, e estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes da UFSB. As criações no universo são influenciadas pelo cotidiano, nos traços que avisto nos muros da cidade, das pixações, dos grafites, nos seres encantados do imaginário ribeirinho amazônico, nos povos originários e nas vivências que me atravessam.

Thays Chaves, também conhecida como NAZAS, é uma artista visual Ouremense, que desde 2017 estuda Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Pará. Faz parte de coletivos como Trovoa (movimento nacional de artistas, curadoras e arte educadoras), Ilustra Pretice (Movimento de ilustradores negros paraenses), e Coletivo Salve a Memória de Ourém (movimento pelo patrimônio e cultura ouremense). Se desloca entre várias possibilidades de produzir arte e acredita na arte como força de emancipação e educação.

Fabio Luis Modesto Cardoso, o Fábio Graf, teve seu primeiro Contato com o spray no ano de 2002, através da pixação. Participou de vários crews (grupos de escritores de graffiti) a nível nacional, mas atualmente integra-se apenas ao coletivo EF.CO (E Feito CO lateral) da capital maranhense. É também arte-educador e desenvolve workshops, oficinas e diálogos na região metropolitana de Belém. Possui uma bagagem de intercâmbio cultural extensa, pois já participou de exposições e festivais de graffiti a nível nacional e internacional em Estados como Amazonas, Maranhão, Brasília, Pernambuco e Bahia, fortalecendo e contribuindo para a difusão da arte de rua.

Sem Título-1.jpg

Igor Oliveira é artista autodidata, iniciou sua carreira em meados de 2010, expressando a arte em forma de desenhos e ilustrações. Depois de um tempo, conheceu - através do curso de serigrafia técnica - o Stencil, que se tornou a técnica principal de seu trabalho, dialogando com outras linguagens: pintura, arte digital e intervenção urbana. Participou de movimentos de intervenção de arte nas ruas como o Conexão Rodovia Crew, o projeto rua (Rota Urbana pela Arte) e o projeto Despintados. O artista também participou de expôs no Ateliê do Porto e já foi premiado no 23º salão de arte: primeiros passos do CCBEU.

Karina Miranda ilustra desde criança, mas hoje é designer gráfico há nove anos, e atualmente trabalha com arte finalização e criação de estampas. Grafiteira há oito anos, assina com a tag Ka e integra os coletivos FreedasCrew e Mulheres Arte de Rua Pará. Participou de exposições de jóias, ilustrações e sticker's, eventos artísticos e culturais no Pará. Seus trabalhos são inspirados na mulher, Amazônia, arte marajoara, indígenas e lendas. Utiliza como principais técnicas em seus trabalhos: digital, lápis, tintas e spray.

Lenu é graduanda do curso de Artes Visuais e Tecnologia de Imagem (UNAMA), e trabalha com murais de tamanhos variados, em áreas externas ou internas, realiza pintura em painéis, telas, quadros, gravuras e esculturas. Além disso, sua obra se estende à ilustrações, digitais ou manuais, para; estamparias, produtos, livros, peças publicitárias, projeções audiovisuais. Participa de exposições coletivas, independentes ou institucionais, e mostras de Arte.

Mina Ribeirinha é Escritora Urbana (Graffiteira) e Multiartista, e risca desde de 1999. Atualmente, trabalha com arte educação e também é empreendedora sócia na grife Tinta Preta e sócia na produtora de Arte Urbana Tinta Preta Produções. Faz parte do Movimento Hip-hop, integrante no coletivo de mulheres empreendedoras Pretas Paridas de Amazônia, e integrante também do Coletivo Mulher Arte de Rua Pará.

Chamamos nossos idealizadores para explicar direitinho para vocês sobre a semana mais especial do semestre de 2022!

Marca na agenda:
22 a 27 de março, na @fundacaopara

Enquanto nossos lambes estão sendo colados, bora divulgar a S.A.M.? Chama as amizades, tua família, a galera do trabalho e venham todos aproveitar o marco cultural que vai acontecer na nossa cidade :)

➖ A Semana de Arte e Muralismo vai acontecer de 22 a 27 de março, na Fundação Cultural do Pará, mas a partir do dia 7 de março já vai ser possível conferir a pintura da empena. Dá uma passadinha por lá e marca a gente! ;)

➖ Além das intervenções em fachadas e lambes, teremos exposições e programações culturais. Fica de olhos nas nossas redes!
___________________________
Realização:
Galeria Azimute
Namazônia
Fundação Cultural do Estado do Pará
Governo do Pará

Galeria Benedito Nunes, um dos espaços de exposições da Semana de Arte e Muralismo!

Integrando o maior complexo cultural da capital paraense (A FCP), a Galeria Benedito Nunes foi inaugurada recentemente, em 2018, e é um marco para quem produz e consome a cultura popular da nossa região:

🟥 Recebeu em sua primeira exposição a cultura popular de São Caetano de Odivelas, com a mostra "O Boi que Brinca, a mascarada de São Caetano de Odivelas". A brincadeira de boi de máscara é a mais importante expressão popular do município de São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense.

🟦 Além disso, o nome da galeria faz uma homenagem a um escritor literário paraense de suma importância para o desenvolvimento da área aqui no Pará. Benedito Nunes é um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará.

Quer saber mais? Dá play e confere o vídeo que preparamos para vocês!

____________________________
Realização:
Galeria Azimute
Namazônia
Fundação Cultural do Estado do Pará
Governo do Pará

36 anos exibindo muita cultura!

 

O @cineliberoluxardo, cujo nome faz homenagem ao cineasta que em Belém aportou na década de 40, traz até hoje produções do que vêm sendo feito em cinema nacional e mundial. São sessões regulares que contam com três exibições diárias, sempre de terça a domingo. O melhor de tudo: com preços acessíveis e com produções desconsideradas pelo circuito comercial.

 

Além disso, o cine possui diversos projetos com entrada franca, que são realizados em parcerias com coletivos e associações de cinéfilos que contemplam aspectos da produção cinematográfica em suas mais variadas manifestações.

 

O Cine Líbero Luxardo faz parte do complexo da FCP, onde será realizada a Semana de Arte e Muralismo. Já tá chegando o dia e espalha que também vai ter filme!

 

_____________ 

 

Realização:

Galeria Azimute

Namazônia

Fundação Cultural do Estado do Pará

Governo do Pará 

 

#SemanadeArteeMuralismo #SemanadeArteeMuralismo2022 #ExposicaoColetiva #GaleriaAzimute #Arte #Pintura #Estencil #ArteUrbana #Cineliberoluxardo #FCP #Belem #Para #ArtistaParaense #Art

Uma pequena amostra de como estão sendo os nossos dias por aqui: muito trampo, mas com a sensação gostosa de estar levando os nossos sonhos às alturas! 💥

Os quatro artistas da empena têm chegado cedinho na @fundacaopara e ficam até à tarde fazendo do cimento uma obra de arte. O melhor é que dá pra acompanhar tudo, seja passando pela rua ou acompanhando o processo aqui mesmo da FCP. Já vieste por aqui? Conta pra gente!

Agradecemos e MUITO a essas @s que vale muito à pena tu seguires: @carlacris.duncan / @dedehfarias / @michellecunha_mic / @santo_091 - todos fazendo história no projeto arquitetônico da cidade.

Aproveitamos pra agradecer também a equipe de segurança da @dhlequipamentos, à equipe da FCP e aos outros artistas que estão ajudando na missão que é pintar uma empena de aproximadamente 750 m². E mais, agradecemos à @blaussorvetes que aliviou o calor da galera com uns picolés geladinhos pra gente se deliciar. 🖤

🎥 Dica: Ainda não consegues vir na Fundação acompanhar esse processo? Acompanha os nossos stories que os registros estão rolando solto!

❗ A programação oficial da Semana de Arte e Muralismo vai acontecer nos dias 22 a 27 desse mês, na Fundação Cultural do Pará, com muralismo, exposições, cinema, feira criativa, bate-papo e música. Esperamos por vocês!

____________________________
Realização:
Galeria Azimute
Namazônia
Fundação Cultural do Estado do Pará
Governo do Pará

Confere alguns registros dessa missão linda que é preencher a empena da @fundacaopara 💥

Chegado o fim de semana, é dia de descanso para a nossa equipe. A semana foi intensa com muito trampo levado às alturas. Os andaimes têm sido morada do grupo - por lá, a galera trabalha, conversa, descansa, ouve música e até almoça. Não à toa, essas paredes tão proporcionando uma beleza inédita que tá enchendo a gente de orgulho.

Passa por lá e confere o projeto quase pronto, na Av. Gentil Bittencourt, entre as travessas Quintino Bocaiúna e Rui Barbosa.

Ah, e aproveita e clica nas fotos pra conferir as @s da galera que tá fazendo esse trampo acontecer!
 

275637702_639563143791824_3755148569844115130_n.jpg
275723587_705840077255222_5105880735272061213_n.jpg
275823695_1447648439022514_5821840975829948758_n.jpg
275754483_321593556665412_2096760147946995090_n.jpg
275588304_289779079948148_7923446268456870485_n.jpg
275835319_349747003566957_879844258850064297_n.jpg
bottom of page