top of page



CIRANDA DAS ARTES ENCERRA OFICINAS EM MARAPANIM COM CORTEJO E MOSTRA ARTÍSTICA

O Projeto Ciranda das Artes encerrou, na última quinta-feira (4 de dezembro), mais um ciclo de atividades em Marapanim, reunindo diretores, professores, alunos e moradores de diversas comunidades em uma programação marcada por música, dança e artes visuais.





















 









Patrocinado pela Lei Rouanet e realizado pela Associação Namazônia, o Ciranda das Artes atendeu cerca de 400 estudantes da rede pública municipal. O projeto busca fortalecer a arte, a cultura e a valorização da Amazônia no ambiente escolar.














 

 

 

A celebração começou com um Cortejo Cultural que saiu da Praça da Bandeira,percorrendo várias ruas da cidade e retornando à praça, onde o evento aconteceu por toda a manhã com participação da banda Harmonia Musical, do Clube de Animação, dos Pernaltas de Belém e da contadora de histórias, Ester Sá.

O público pôde conferir a Mostra de resultados das oficinas realizadas ao longo do ano, que incluíram Iniciação à Fotografia (Caixa Mágica), Desenho, Pintura em Aquarela, Biojoias, Dança de Rua, oficinas de luteria de banjo e sua musicalização, oficina de maraca, dança regional e percussão.

 

Para a representante da Namazônia, Fatinha Silva, o projeto em Marapanim cumpriu plenamente sua missão: “Despertou talentos e ampliou as oportunidades de acesso à educação informal, promovendo cidadania e o desenvolvimento da economia criativa local”.

Ela também agradeceu o apoio das equipes gestoras, coordenações pedagógicas, professores das escolas parceiras e do Espaço Cultural Mestra Francisca Miranda.














Confira as Escolas atendidas pelo projeto:
Eliofar Alves da Costa;

Francisco de Sales Neves;

Hosanah Natalina;

Francisca de Alcântara;

Francisca Carvalho Conceição;

Marieta Nunes;

Padre José Maria do Vale e Professora Zara de Souza Trindade Ferreira.

IMG_3595.JPG
IMG_3485.JPG
IMG_3512.JPG
IMG_3522.JPG
IMG_3933.JPG
IMG_3931.JPG
IMG_3918.JPG
IMG_3855.JPG
IMG_3893.JPG

A Escola Francisco Sales Neves viveu um momento especial com a Oficina de Percussão com Materiais Reciclados, realizada dentro do projeto Ciranda das Artes.

Iniciada em 15 de setembro de 2025, a atividade reuniu estudantes para aprenderem a criar instrumentos como maracas, milheiros e tambores usando garrafas PET, latas, sementes e fitas, mostrando que a reciclagem pode ganhar vida em forma de música.

A oficina é conduzida por Flávio Gama, músico e artesão que há mais de 35 anos dedica sua trajetória à construção de instrumentos com materiais reaproveitados. Sua experiência inspira os estudantes a enxergarem a arte como ferramenta de transformação e sustentabilidade.

Essa iniciativa une educação, cultura e consciência ambiental, revelando que até o que parece descartável pode se tornar ritmo e aprendizado.

No dia 1º de outubro iniciamos o modulo II da Oficina de Percussão Ritmos, realizado pelo Projeto Ciranda das Artes.

A nova etapa reúne 15 participantes que seguem explorando ritmos e sons, trabalhando a coordenação motora, concentração e trabalho em grupo através dos instrumentos musicais, promovendo a educação musical e a expressão criativa em um ambiente coletivo.

O encerramento da Oficina de Percussão – Módulo II: Ritmos – realizada na Escola Francisco de Sales Neves foi marcado por apresentações musicais que revelaram o talento e o envolvimento dos estudantes. Durante a oficina, eles construíram e tocaram instrumentos feitos com materiais reciclados , aprendendo sobre ritmo, criatividade e sustentabilidade.

Para o diretor Vagner Favacho, o bom resultado alcançado é reflexo da parceria estabelecida entre escola, comunidade e o terceiro setor representado neste momento pela Namazônia. Destaca ainda a importância da participação da família incentivando os alunos, estabelecendo assim um vínculo mais forte com a escola.

Parceria:
Prefeitura de Marapanim @prefeiturademarapanim
Secretaria Municipal de Educação – SEMED @semed.p.m.m
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SEMCULT @semcultmarapanim

Instrutor Percussão - Flavio Gama
@vivenciapercussivabelem
@deysinha_xz
@estefany_.cristina
@andersondiasprefeito
@thaysreis1
@prefeiturademarapanim
@semed.p.m.m
@semcultmarapanim
@wallima1985
@odranoelconduru

Escola Sales Neves
Diretor: Vagner Favacho
@vagnerfavacho

Coordenadora - Claudia Gonçalves
@claudya.gonsalves
@fatima.soares.900
@gilvantavares61
@sapiciencias

Biojoias caroço açaí - Esmeralda Cardoso
@esmeraldabahiacardoso
Desenho/ Aquarela - Diogo Richier 
@Richier.fotografias
Desenho/Aquarela - Gilvan Tavares 
@gilvantavares61
Iniciaçao Fotografia - Cx Magica - Fatima Soares 
@fatima.soares.900
Dança Regional - Iury Ferraz
@eu_iuryferraz
Oficina Danças Regionais

Realização:
Namazônia
Ministério da Cultura
Governo Federal
Lei Rouanet

bottom of page