top of page

Projeto Ciranda das Artes entrega arte e música em oficinas em Algodoal

O Projeto Ciranda das Artes, realizado pela Associação Namazônia, encerra neste sábado, 1º de novembro, na ilha de Algodoal, município de Maracanã (PA), mais uma etapa de oficinas voltadas à promoção da arte e da cultura na Amazônia.

 

As atividades finais incluem as oficinas de Confecção de Flauta Artesanal, ministrada por Mestre Marinho, e de Aquarela e Desenho Artístico, conduzida pelo instrutor Cléber Jorge Barbosa do Nascimento.



 

 ​

​​

 


























As ações são voltadas a alunos da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Ferreira, que já concluíram, na semana passada, a oficina de Iniciação à Fotografia – Flauta Mágica, sob a orientação da instrutora Evna Moura.
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o projeto é uma iniciativa da Associação Namazônia e tem o objetivo de promover arte, cultura e valorização da Amazônia no ambiente educacional.

Iniciado no primeiro semestre em Marapanim, o Ciranda das Artes já alcançou 134 estudantes da rede municipal. A previsão é de que, até novembro, o número de participantes ultrapasse 500 alunos dos municípios de Marapanim e Maracanã, totalizando 26 oficinas aplicadas.

Em Algodoal, a oficina de Confecção de Flauta Artesanal vem despertando o interesse de músicos e moradores da comunidade. O instrutor Mestre Marinho, natural de Marudá-Marapanim, é fundador do grupo Nativos de Marudá e possui mais de 30 anos de experiência na construção de instrumentos tradicionais do carimbó. Na oficina, ensina técnicas de confecção de flautas artesanais com tubos de PVC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Já as oficinas de Desenho Artístico e Aquarela, ministradas por Cléber Barbosa, introduzem os alunos às noções básicas de desenho livre, estrutura e estudo das cores — quentes, frias e complementares — utilizando papel, lápis, tintas e aquarelas.

Entre os dias 3 e 14 de novembro, Mestre Marinho ministrará ainda a oficina de Musicalização em Flauta Artesanal, aberta à comunidade de Algodoal.


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Ciranda das Artes conta com o apoio da Prefeitura de Marapanim, das Secretarias Municipais de Educação e Cultura, e, em Algodoal, da direção, coordenação pedagógica e professores da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Ferreira.

Fundada em 2001, a Associação Namazônia é uma organização não governamental sem fins lucrativos que atua na promoção da cidadania, cultura, educação, meio ambiente e tecnologia, com foco em povos e comunidades tradicionais e fazedores de cultura da Amazônia.

 

 

 

 

 

 

 

 

PHOTO-2025-10-28-17-48-03.jpg
WhatsApp Image 2025-09-25 at 17.56.20.jpeg
WhatsApp Image 2025-10-30 at 10.46.46 (1).jpeg

A Escola Francisco Sales Neves viveu um momento especial com a Oficina de Percussão com Materiais Reciclados, realizada dentro do projeto Ciranda das Artes.

Iniciada em 15 de setembro de 2025, a atividade reuniu estudantes para aprenderem a criar instrumentos como maracas, milheiros e tambores usando garrafas PET, latas, sementes e fitas, mostrando que a reciclagem pode ganhar vida em forma de música.

A oficina é conduzida por Flávio Gama, músico e artesão que há mais de 35 anos dedica sua trajetória à construção de instrumentos com materiais reaproveitados. Sua experiência inspira os estudantes a enxergarem a arte como ferramenta de transformação e sustentabilidade.

Essa iniciativa une educação, cultura e consciência ambiental, revelando que até o que parece descartável pode se tornar ritmo e aprendizado.

No dia 1º de outubro iniciamos o modulo II da Oficina de Percussão Ritmos, realizado pelo Projeto Ciranda das Artes.

A nova etapa reúne 15 participantes que seguem explorando ritmos e sons, trabalhando a coordenação motora, concentração e trabalho em grupo através dos instrumentos musicais, promovendo a educação musical e a expressão criativa em um ambiente coletivo.

O encerramento da Oficina de Percussão – Módulo II: Ritmos – realizada na Escola Francisco de Sales Neves foi marcado por apresentações musicais que revelaram o talento e o envolvimento dos estudantes. Durante a oficina, eles construíram e tocaram instrumentos feitos com materiais reciclados , aprendendo sobre ritmo, criatividade e sustentabilidade.

Para o diretor Vagner Favacho, o bom resultado alcançado é reflexo da parceria estabelecida entre escola, comunidade e o terceiro setor representado neste momento pela Namazônia. Destaca ainda a importância da participação da família incentivando os alunos, estabelecendo assim um vínculo mais forte com a escola.

Parceria:
Prefeitura de Marapanim @prefeiturademarapanim
Secretaria Municipal de Educação – SEMED @semed.p.m.m
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo – SEMCULT @semcultmarapanim

Instrutor Percussão - Flavio Gama
@vivenciapercussivabelem
@deysinha_xz
@estefany_.cristina
@andersondiasprefeito
@thaysreis1
@prefeiturademarapanim
@semed.p.m.m
@semcultmarapanim
@wallima1985
@odranoelconduru

Escola Sales Neves
Diretor: Vagner Favacho
@vagnerfavacho

Coordenadora - Claudia Gonçalves
@claudya.gonsalves
@fatima.soares.900
@gilvantavares61
@sapiciencias

Biojoias caroço açaí - Esmeralda Cardoso
@esmeraldabahiacardoso
Desenho/ Aquarela - Diogo Richier 
@Richier.fotografias
Desenho/Aquarela - Gilvan Tavares 
@gilvantavares61
Iniciaçao Fotografia - Cx Magica - Fatima Soares 
@fatima.soares.900
Dança Regional - Iury Ferraz
@eu_iuryferraz
Oficina Danças Regionais

Realização:
Namazônia
Ministério da Cultura
Governo Federal
Lei Rouanet

bottom of page